Pós em Letras Ufpe

Pós em Letras Ufpe
Teses e Dissetações
Acesse nosso Banco Digital
de Teses e Dissertações

Letras Digitais
Acesse o website do
Projeto Letras Digitais

Teses e Dissetações
Acesse o website da
Revista Investigações

Informativo PPGL/Ufpe
Receba nossos informes
direto em sua caixa postal. Digite seu e-mail no campo abaixo:



www.flickr.com
 
   
 
Docentes » CORPO DOCENTE
   
 
• José Alberto Miranda Poza

Graduado em Filologia (Licenciatura). Especialista em Linguística Hispânica pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) no ano 1986. Doutor em Filologia no Programa Linguística Histórica, História da Língua e Crítica do Texto, ministrado pelo Departamento de Língua Espanhola, Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Universidade Complutense de Madri no ano 1991. Doutor em Letras Vernáculas pela UFRJ em 2004. Professor Adjunto IV e Chefe do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE nas áreas de concentração: Linguística (Descrição e Análise estrutural e histórica de línguas, Análise de práticas de linguagem no campo do ensino) e Teoria Literária (Literatura, sociedade e memória; Literatura Comparada).

 
Áreas de atuação e orientação
 

a) Linguística: Linguística Aplicada ao ensino de línguas, Gramática contrastiva português-espanhol, Linguística histórica e comparada, Filologia e Línguas Clássicas.

b) Teoria Literária:
Literaturas de Língua Espanhola: Interfaces Espanha x América, Literatura Comparada, Literaturas Greco-latinas e Românicas.

 
Linhas de Pesquisa
 

Linguística: Descrição e Análise estrutural e histórica de línguas; Análise de práticas de linguagem no campo do ensino.

Teoria Literária: Literatura, sociedade e memória; Literatura Comparada.

 
Obras
 

Livros e capítulos

MIRANDA POZA, J.A. Na trilha dos escritos de Miguel Hernández. In: SILVA, M.F. (org.) Entrelaçando as culturas na trilha da cidadania. João Pessoa: Ideia, 2013, pp. 119-134.

MIRANDA POZA, J.A. Tópicos especiais de morfossintaxe da língua espanhola. Coleção Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância. Vol. 13. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. 88 páginas.

MIRANDA POZA, J.A. Breve Ensayo sobre el Concepto de Literaturas Hispánicas. Una Propuesta de Utilización en la Clase de ELE. In: Maria José de Matos Luna (org.); Vera Moura (org.) Língua e Literatura. Perspectivas Teórico-Práticas. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012, pp. 275-309.

 MIRANDA POZA, José Alberto (Org.) Estudios hispánicos. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011. 330 páginas.


Artigos completos

MIRANDA POZA, J.A. La universidad ante los desafíos de la enseñanza de español en Brasil. Eutomia. nº 10, Ano V, Dezembro/2012, pp. 1-23.

MIRANDA POZA, José Alberto. Gramática e Ideología. La proliferación de formas femeninas en sustantivos de género común. Contextos Linguísticos, nº 6, 2012, pp. 58-74.

SILVA, M.F.; MIRANDA POZA, J.A. Pío Baroja: Homem, subjetivismo e existencialismo no marco da paisagem de Madri em começos do século XX. As linguagens da natureza e suas representações. Anais do I Congresso Nacional de Literatura e Ecocrítica. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, pp. 569-580.

MIRANDA POZA, José Alberto; FIGUEREDO, T.C. Os limites do realismo artístico em Pedro Páramo, de Juan Rulfo. Crítica Cultural, v. 6, n.1, jan/jun 2011, pp. 251-267.

MIRANDA POZA, José Alberto. Gramática y enseñanza de ELE en Brasil. El alcance del cognitivismo y la importancia del abordaje contrastivo. Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos, nº XX, 2010, p. 39-50.

 
Projeto de pesquisa
 

ESPANHOL E PORTUGUÊS: INTERFACES. LÍNGUA, DISCURSO E CULTURA (ABORDAGEM PANCRÔNICA)
Descrição: O projeto de pesquisa almeja determinar, em primeiro lugar, o estado da questão nos estudos contrastivos espanhol-português na atualidade para, a partir desses dados, construir novas formas de abordagem que permitam campos de análise sustentados em um marco teórico próprio e reconhecido, baseado nas contribuições que a teoria linguística atual vem estabelecendo nos últimos anos, nos âmbitos da teoria linguística (conceitos e terminologias) e da linguística aplicada (comparação de línguas, línguas em contato, ensino de línguas estrangeiras, interfaces culturais e suas repercussões no âmbito da língua, em especial nos usos linguísticos atrelados a situações e condições contextualizadas de comunicação e intercâmbio, reflexões, enfim, de caráter cultural e sociolinguístico).

LITERATURAS HISPÂNICAS: INTERFACES (ESPANHA X AMÉRICA LATINA)
O projeto pretende abrir uma importante linha de pesquisa que, além de estabelecer noções avançadas sobre a literatura espanhola, seja capaz de nortear uma pesquisa rigorosa que aprofunde nas relações e interfaces de sua produção com outras literaturas, em especial, com as literaturas latino-americanas, e não apenas circunscrevendo-se ao período contemporâneo, mas também e, sobretudo, oferecendo uma visão panorâmica e contrastiva no percurso dos séculos, o que permitirá a compreensão adequada dos textos da contemporaneidade. Tal visão panorâmica deve estar marcada, mas não de forma exclusiva, por um olhar que tome em consideração a história das literaturas em língua espanhola e hispânicas em geral, como mais um modo de enfocar o estudo da literatura.

 
Grupos de Pesquisa
 
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Linguística Aplicada - Laboratório de Língua Espanhola (NIPLA -LALE)

 
Links

UFPE UFPE UFPE

 
Livros






   
Contatos
LINKS
UFPE Digital
PROPESQ
2010 © Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPE - Tel/Fax: 81 2126.8767 - E-mail: ufpe.pgletras@gmail.com

Desenvolvimento: Pipa Comunicação