1 Descrição e análise estrutural e histórica de línguas

Estudos sincrônicos e históricos dos níveis fonológico, morfológico, sintático, lexical e textual de línguas naturais em diferentes perspectivas teóricas, com ênfase no português do Brasil e nas línguas indígenas. Estudos sobre variação, tipologia e contato linguístico.

Professores:

Claudia Roberta Tavares Silva José Alberto Miranda Poza Marcelo Amorim Sibaldo Maria Medianeira de Souza Stella Virgínia Telles de Araújo Pereira Lima Vicente Masip Viciano

2 Análises do Discurso

Estudos do discurso que se dedicam à investigação dos sentidos em diferentes perspectivas teóricas: análise dialógica, análise crítica e análises de discurso de linha francesa. Essa linha reúne projetos que, partindo da materialidade linguística, discutem a produção e a circulação dos discursos em diferentes esferas e nas relações sociais de trabalho, considerando a relação constitutiva entre linguagem, sujeitos, ideologia, história na produção de sentidos.

Professores:

Dóris de Arruda Carneiro da Cunha Evandra Grigoletto Fabiele Stockmans De Nardi Karina Falcone Judith Hoffnagel Maria Cristina Hennes Sampaio Siane Gois Cavalcanti Rodrigues Virgínia Leal

3 Estudos textuais-discursivos de práticas sociais

Investigação dos processos interacionais envolvidos nas práticas sociais e análise das estratégias mobilizadas no processamento textual-discursivo, tendo em vista a construção do sentido. As pesquisas adotam posições teóricas complementares, tais como a perspectiva da linguística de texto, análise crítica do discurso, teorias dos gêneros textuais, funcionalismo e sociointeracionismo discursivo para o tratamento de questões referentes à organização textual, funcionalidade, sociocognição, contexto sociocultural, tanto em situações de interação presencial quanto virtual.

Professores:

Antônio Carlos dos Santos Xavier Benedito Gomes Bezerra Beth Marcuschi Judith Hoffnagel Karina Falcone Kazuê Saito Monteiro de Barros Maria Medianeira de Souza Maria Cristina Damianovic

4 Análise de práticas de linguagem no campo do ensino

Análises de práticas de linguagem no processo de ensino-aprendizagem de línguas. Nesta linha, são desenvolvidas investigações, em diferentes perspectivas teóricas, relacionadas a: formação de professores; práticas avaliativas; análise/elaboração de material didático; aplicações das tecnologias digitais de comunicação, hipertexto, múltiplos letramentos, e multimodalidade.

Professores:

Antônio Carlos dos Santos Xavier Benedito Gomes Bezerra Dóris de Arruda Carneiro da Cunha Beth Marcuschi Evandra Grigoletto Fabiele Stockmans De Nardi Joice Armani Galli José Alberto Miranda Poza Kazuê Saito Monteiro de Barros Maria Cristina Damianovic Maria Cristina Hennes Sampaio Siane Gois Cavalcanti Rodrigues Virgínia Leal