Rogerio Mendes é licenciado em Letras – com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola — com mestrado e doutorado em Teoria da Literatura – com ênfase em Estudos Coloniais e Culturais na América Latina — pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor associado do curso Letras Espanhol da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/FELCS) e colaborador permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL-UFPE). É coordenador do grupo Outras Literaturas Hispânicas (UFRN/FELCS/CNPq). Está habilitado a orientar projetos vinculados à linha 2 – Comparativismo e Diálogos Interdisciplinares – e linha 3 – Perspectivas Culturais, Pós-Coloniais e Decoloniais – com as Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola em suas Historiografias, Crítica Literária e prática docente.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/8043894118984595
E-mail:rogerio.mendes.coelho@ufrn.br
Interesses de pesquisa: Literatura Latino-americana; Literatura Comparada; Estudos Culturais; Estudos Pós-coloniais; Descolonialidade;
Linhas de Pesquisa:
- Estudos Literários – Comparatismo e diálogos interdisciplinares
- Estudos Literários – Perspectivas Culturais, Pós-Coloniais e Decoloniais
Grupos de Pesquisa de que participa:
- Líder: Outras Literaturas Hispânicas – @outras_literaturas_hispanicas – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/664028
- Colaborador: Estudos Coloniais Latino-Americanos – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0008651906
- Colaborador: Subalternidade, Transculturalidade e Perspectivas Decoloniais (SUTRA) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9482720393082553
- Colaborador: Instituto de Estudos Africanos –
- Colaborador: Rede de Estudos Andinos – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/679835
- Colaborador: Red de Africanistas de America Latina –
- Colaborador: Océanos, Desplazamientos y Resiséncias en la Literatura Contemporánea –
- Colaborador: Corpo e Ancestralidade –
Publicações Recentes:
Projeto de Pesquisa:
À Margem da Margem: Mercado Editorial Cartonero e as Diretrizes Inclusivas para Educação Literária do Século XXI Sob o Prisma de Mulheres Escritoras no Nordeste Brasileiro
(2024 – atual)
Descrição: É estranho pensar uma historiografia da literatura latino-americana a partir da ausência das contribuições éticas e estéticas dos afrodescendentes no Brasil e América Latina. Como se elas não existissem ou tivessem pouca relevância. Não reconhecer a importância dessas contribuições significa minimizar legados que tornaram possíveis a história cultural, social e literária brasileira e latino-americana além da articulação e reconhecimento de projetos críticos e criativos que buscaram validar a intelligentsia que fundamenta nosso identitarismo ou Humanismo Latino-americano. No entanto, é importante compreender os valores e a autonomia dos saberes afrodescendentes também como intelligentsia e incluí-la no escopo da percepção e rigor dos estudos culturais e literários. Seria contraditório afirmar um Humanismo Latino-Americano desprovido das suas várias Humanidades. A partir da herança de um legado colonial que ainda se estabelece politicamente, como imaginário e práxis estrutural que sustenta o racismo (PIMENTEL, 2023), o que se pretende desenvolver como pesquisa relaciona-se ao estudo do perfil poético e difusão de vozes femininas, afrodescendentes e nordestinas a partir da política editorial cartonera. O que se pretende com a pesquisa é promover o debate sobre as bases éticas e estéticas entre Literatura e Mercado Editorial e as razões que promovem visibilidade e exclusão de representações culturais que nos definem como Cultura, Política e Educação a partir das Letras.
Coordenação: Rogério Mendes Coelho
Financiamento: sem financiamento.
A Literatura Africana de Língua Espanhola: Guiné Equatorial, Saara Ocidental e Marrocos
(2024 – atual)
Descrição: Esta proposta é um convite para (re)pensar as maneiras como concebemos o conceito de Hispanidade e as Literaturas de Língua Espanhola no século XXI. Ao apresentar uma edição interessada no estudo de perspectivas advindas do sul global a ideia consiste não apenas investir em cartografias literárias de uma África Hispanófona mas acreditar na força da contribuição de vozes africanas às margens da hegemonia geopolítica global que não apenas invisibiliza narrativas outras e contribui a forma como somos educados. Trata-se de iniciativa que oportuniza ampliação de estudos críticos envolvendo tanto as literaturas hispânicas quanto das literaturas africanas além de fomentar as possibilidades do pensamento crítico das humanidades na contemporaneidade. Ao considerar o que o escritor, professor e crítico literário de Guiné Equatorial, Donato Ndongo Bydiogo, chamou Las Otras Literaturas Hispánicas (2014) a proposta tem como objetivo incentivar e visibilizar trabalhos que invistam no estudos da ética e estética; poética e política que permeiam a compreensão e das Literaturas de Língua Espanhola. Na prática torna-se estímulo para revisitar a maneira como nos relacionamos com a educação literária de língua espanhola. Considerar os projetos críticos e criativos hispano-africanos significar reestruturar as bases da Historiografia Literária de Língua Espanhola que muitas vezes desconsidera a relevância das vozes hispano-africanas; oportuniza novos pensadores e sensibilidades africanas advindas da África. Mais: contribui para repensar a ideia de literaturas hispânicas restritas à perspectiva latino-americana, espanhola e estadunidense. Vale ressaltar que é uma perspectiva que valoriza vínculos das humanidades hispânicas e africanas e oportuniza visibilizar estudos africanos a partir Guiné Equatorial, Camarões, Saara Ocidental e Marrocos.
Coordenação: Rogério Mendes CoelhoFinanciamento: CNPq.