Professor Associado 1 do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFPE, tem trabalhos em periódicos do Brasil e do exterior (a exemplo da Revista USP, Ciência & Trópico, Luso-Brazilian Review, Estudos Portugueses, Cultura Vozes, Remate de Males, Investigações e Nabuco) e dezenas de ensaios publicados em livros. É autor de Luiz Marinho: o sábado que não entardece (FCCR, 2004), Adultérios, biombos e demônios (PPGL, 2009) e Dante, a poesia e a sua forma cristã (PPGL/Editora UFPE, 2017). Colaborou com os volumes 3, 4 e 5 da BIBLOS: Enciclopédia VERBO das literaturas de língua portuguesa (Coimbra, 1999-2004) e é coautor dos livros O caminho se faz caminhando: 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE (Ed. UFPE, 2006) e Hermilo Borba Filho e a dramaturgia (FCCR, 2010). Organizou o livro Orley Mesquita: prosa e verso (CEPE, 2012), Teatro Completo de Luiz Marinho (CEPE, 2019, 4 vol.) e Osman e Hermilo: Correspondência (CEPE, 2019). É membro do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, da Universidade de Coimbra (Portugal). Ensina Teoria da Literatura, Literaturas de Língua Portuguesa, Critica Literária e Teatro Brasileiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7057435020772106 

E-mail: anco.vieira@ufpe.br 

Interesses de pesquisa: Literatura Regionalista; Teoria da Literatura; Teatro Brasileiro

Linhas de Pesquisa: 

  1. Estudos Literários – Estética, Crítica e Historiografia Literárias

Grupos de Pesquisa de que participa: 

  1. Colaborador: AGON – Núcleo de Estudos e Pesquisas (Inter)Disciplinares em Retórica e Literatura – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6260886197297735

Publicações Recentes: 

Projeto de Pesquisa: 

O Centro Regionalista e o Movimento Regionalista nos anos 20 em Pernambuco

(2023 – atual)

Descrição: O objeto central da nossa pesquisa é um estudo histórico-crítico da formação do Centro Regionalista do Nordeste, em 1924, e da realização do Congresso Regionalista do Nordeste, de 1926. Através desses dois objetos de estudo, iremos explorar o que pensavam e defendiam os seus principais protagonistas, e como esses escritores, artistas e intelectuais constituíram as suas obras, mas também como eles leram (através dos seus textos) as ideias e as obras dos seus contemporâneos, particularmente os conceitos de Modernidade, Moderno, Modernização, Modernismo e regionalismo. 

Coordenação: Anco Márcio Tenório Vieira. 

Financiamento: sem financiamento.

Compartilhar:
plugins premium WordPress