Professor Titular-Livre de Linguística no Departamento de Letras da UFPE. Pós-doutor em Hipertexto e Retórica digital (2012) pela Universidade de Paris-VIII, França; Doutor em Linguística (2002) pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil ; Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Atua nas áreas de Linguagem-Educação-Tecnologias, Semântica, Pragmática, Filosofia da Linguística, Linguística de Texto e Epistemologia. Orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Investiga os temas: Hipertexto, Tecnologia Digital, Aprendizagem, Multiletramentos, Retórica e Cultura Digitais e Formação Docente. Fundou e presidiu a primeira diretoria da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte). Foi o primeiro Coordenador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), é Pesquisador-Chefe do Grupo de Pesquisa Nehte (www.ufpe.br/nehte), coeditor da Hipertextus Revista Digital (www.hipertextus.net ), Curador do Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação e Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias e Membro de diversos Conselhos editoriais de periódicos acadêmicos no Brasil, na Franca e em Portugal. É autor de artigos científicos, de opinião e de livros como: Retórica Digital (grátis para dowload), A Era do Hipertexto: linguagem e tecnologia (Edufpe), Hipertexto & Cibercultura (Editora Rêspel), Hipertexto e gêneros digitais (com Luiz Antonio Marcuschi – Editora Cortez), Conversas com linguistas (Parábola Editorial), Como se faz um texto (Editora Rêspel), Como fazer e apresentar trabalhos acadêmicos em eventos científicos (Editora Rêspel), entre outros.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7621453362859742 

E-mail: antonio.xavier@upfe.br 

Interesses de pesquisa:  Tecnologias na Educação, Formação de Professores, Pragmática e Epistemologia e Plataformas Tecnológicas Educacionais

Linhas de Pesquisa:  

  1. Linguística – Estudos textuais e discursivos de práticas sociais
  2. Linguística – Análise de práticas de linguagem no campo da educação em Línguas e Literatura

Grupos de Pesquisa de que participa: 

  1. Líder: Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais (NEHTE TDIC) – https://nehte.com.br/http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4813645721773617 

Publicações Recentes: 

Projeto de Pesquisa: 

Avaliação Digital – Plataforma on-line de inclusão, educação e desenvolvimento de competência digital

(2022 – atual)

Descrição: Plataforma de Inclusão e Educação digital que avalia, desenvolve e certifica as competências digitais de estudantes, professores e profissionais. Vai realizar teste diagnóstico para revelar o nível de competência digital e sugerir um conjunto de atividades e tutoriais para aumentar as competências identificadas como críticas. Professores mestres e doutores elaboram os testes baseados no Quadro de Referência em Competências Digitais ? DIGCOMP 2.1 elaborado por países da União Europeia. O DIGCOMP 2.1 está organizado em cinco áreas de conhecimento e uso de tecnologias digitais e navegação na internet. São eles: 1. Informação e Dados; 2. Comunicação e Colaboração; 3. Criação de Conteúdo; 4. Proteção e segurança e 5. Resolução de Problemas Tecnológicos. Para receber o Certificado de Competência Digital, será preciso alcançar 70% de aproveitamento em cada uma das cinco áreas. A plataforma converge com a exigência da BNCC de todas as disciplinas abordarem a Cultura Digital transversalmente na educação básica. A plataforma será um importante recurso pedagógico para os professores trabalharem a Cultura Digital na escola ajudando os estudantes na preparação para navegar com segurança, produtividade e resolutividade na internet. Com ela, estudantes, professores e profissionais poderão conquistar a Cibercidadania pela promoção da inclusão digital, pois não basta ter acesso à internet, é preciso saber ser, saber aprender e saber conviver na Cultura Digital..

Coordenação: Antonio Carlos dos Santos Xavier Financiamento: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife –

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