Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2000 e doutorou-se em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) dessa universidade em 2004, tendo realizado o doutorado sanduíche na Universidade Nova de Lisboa (UNL) no período de 2003 a 2004. Concluído o doutorado, recebeu em 2005 uma bolsa de recém-doutora financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) para coordenar um projeto de pesquisa no campo da Aquisição da Linguagem. É também pós-doutora (estágio Sênior no Exterior/CAPES) em Linguística pela Universidade de Lisboa no ano de 2016 e, no ano de 2018, desenvolveu uma pesquisa sobre contato linguístico na Universidade Eduardo Mondlane/Moçambique. É pesquisadora de dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, a saber: a) “Programa de Estudos Linguísticos (PRELIN)” vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e b) “Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA)” vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, é professora Associada 2 do Departamento de Letras da UFRPE e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da UFRPE e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, centrando a atenção principalmente nos campos da sintaxe, da morfologia, da variação linguística e do contato linguístico.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0948124881794535
E-mail: claudia.rtsilva@ufrpe.br
Interesses de pesquisa: Sintaxe, Morfologia, Aquisição, Variedades do Português, Contato Linguístico
Linhas de Pesquisa:
- Linguística – Descrição e análise estrutural e histórica de línguas
Grupos de Pesquisa de que participa:
- Colaboradora: Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA) – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0493395688995325 – @getegra e
- Colaboradora: Programa de Estudos Linguísticos – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3552188898685963
Publicações Recentes:
Projeto de Pesquisa:
A constituição sintática de variedades não-europeias do português: a trajetória sócio-histórica e diacrônica sob o viés da sintaxe comparativa
(2022 – Atual)
Resumo: Estando este projeto voltado à comparação entre variedades não-europeias do português no âmbito da sintaxe sob a ótica da sócio-história (MATTOS E SILVA, 2004) e da diacronia (ROBERTS; KATO, 2018), a perspectiva de análise aqui adotada inscreve-se como inovadora nos estudos até então realizados sobre as variedades africanas do português, por exemplo, haja vista que as pesquisas têm se voltando, principalmente, ao domínio sincrônico, ao contrário do que se observa no português brasileiro (PB) cuja gênese dos trabalhos diacrônicos e sócio-históricos remonta, respectivamente, à década de 80 e 90. Para tanto, o objetivo norteador é investigar a constituição sintática de variedades não-europeias do português a partir da análise de alguns aspectos sintáticos (ex.: construções passivas, orações relativas, comportamento de clíticos, uso de categorias nulas e plenas na posição de sujeito e de objeto e ordem de palavras). São objetivos adicionais: (a) contrastar essas variedades, tendo em mente possíveis aproximações e/ou afastamentos entre elas, (b) analisar o intenso e complexo contexto multilíngue, partindo não só da compreensão sócio-histórica de formação das variedades investigadas, mas também da possível atuação de propriedades gramaticais de outras línguas na sintaxe dessas variedades e (c) verificar, sob a ótica da diacronia, a frequência de ocorrência de determinadas estruturas sintáticas dessas variedades que podem apontar para uma análise não-unificada entre elas, levando em conta as diferentes fases propostas por Roberts (1993): passos, reanálise e mudança paramétrica. Durante a análise dos dados diacrônicos, será adotado o modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981 e seguintes). Para tanto, serão selecionados textos jornalísticos e peças teatrais dos séculos XIX, XX e XXI produzidos nas variedades em estudo para que os corpora possam ser constituídos. Finalizada essa etapa, serão selecionadas variáveis a partir das quais os dados serão codificados para posterior tratamento quantitativo. A partir deste projeto, espera-se, portanto, ampliar, de forma pioneira na UFRPE, a compreensão do domínio sintático de variedades não-europeias do português na medida em que são contempladas sua história externa e sua história interna. Ademais, são metas deste trabalho investigativo: (a) possibilitar não só a geração de pesquisas e formação de recursos humanos na graduação e na pós-graduação, como também um ótimo espaço de diálogo com graduandos e pesquisadores no âmbito nacional e/ou internacional em torno de questões sócio-históricas e diacrônicas ainda tão pouco exploradas na região nordeste, (b) fortalecer, no âmbito institucional, a área de Letras, mais especificamente, a área de Teoria e Análise Linguística em que venho atuando desde o meu ingresso em 2006 e (c) contribuir com pesquisas diacrônicas e sócio-históricas, divulgando os resultados por meio de publicações e da participação em eventos científicos nacionais e/ou internacionais, a fim de dialogar com a comunidade científica, promovendo a manutenção do intercâmbio com outros pesquisadores e a expansão e (re)construção do conhecimento científico. (LINHAS DE PESQUISA: Teoria da Gramática; Sintaxe comparativa).
Coordenação: Cláudia Roberta Tavares da Silva
Financiamento: sem financiamento.