Lattes: http://lattes.cnpq.br/4034316417678295 

E-mail: rosiane.mariasilva@ufpe.br 

Interesses de pesquisa:  Línguas maternas e estrangerias; Representações sociais; Sujeito plurilíngue; Literatura; Leitura literária; Sujeito-leitor comum; Recepção de obras literárias;

Linhas de Pesquisa: 

  1. Linguística – Análise de práticas de linguagem no campo da educação em Línguas e Literatura

Grupos de Pesquisa de que participa: 

  1. Líder: Grupo de Estudos Franceses da Aprendizagem de Língua e Literatura (GEFALL) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/196818E-mail: rosiane.mariasilva@ufpe.br

Publicações Recentes: 

Projeto de Pesquisa:

Compreender os processos de percepção conscientes e inconscientes da leitura de professores de Letras em formação: análises por meio de ferramentas da neurociência Eye Tracking Tobii Pro Lab e Eletroencefalograma (EEG)

(2024 – atual)

Descrição: Todo processo de aprendizagem humana desempenha um papel importante nas dimensões pessoais, profissionais e sociais atreladas às escolhas que fazemos no dia-a-dia. Considerando as teorias da neurociência da aprendizagem da leitura como uma importante descoberta científica deste século XXI, este projeto objetiva compreender os processos de percepção conscientes e inconscientes desencadeados nas escolhas e tomadas de decisão durante a leitura. Ora, o processo de escolha promove uma mecânica da sugestabilidade (Bargh, 2020) e, dentre outros fatores, ele modela nossos sentimentos, crenças, decisões e ações. Ademais, a compreensão sobre o porquê escolhemos algo em detrimento de outro é que há um presente oculto que afeta quase tudo que fazemos: os produtos que compramos, nossas expressões faciais e nossos gestos quando conhecemos pessoas novas, nossos desempenhos em testes e entrevistas de emprego (Bargh, 2020). Em neuromarketing, se a maioria das escolhas são feitas exclusivamente examinando a frente da embalagem, como afirma Urbany et al (1996), o mesmo se dá com os elementos das capas e quartas-capas de livros literários? Para mensurar os processos de percepção insconcientes de leitura serão usadas ferramentas da neurociência como o Eye Tracking e o Eletroencefalograma (EEG). Sabe-se que o Eye Tracking, segundo Orquin et al. (2020) é visto como um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa destinado a medir, a analisar e interpretar dados sobre a posição e o movimento dos globos oculares. O que nos instiga a esta investigação é compreender como o sujeito-leitor está processando visual e mentalmente qualquer estímulo para o qual seu olhar é direcionado, possibilitando medir a distribuição da atenção visual e desse modo, seus processos de percepção insconcientes (Merdian et al., 2020). Ademais, as diversas pesquisas em leitura desenvolvidas nos EUA e na China não podem ser consideradas universais tendo em vista que não correspondem aos mesmos processos desencadeados na leitura de línguas portuguesa, francesa e espanhola (Angele, B. e Duñabeitia, J-A, 2024). Quanto ao uso do eletroencefalograma (EEG), essa ferramenta possibilita a medição das mudanças na atividade neural elétrica e de como se recebem estímulos e se experimentam emoções (Sung et al., 2019). Acrescente-se a isso que o uso de EEG é uma técnica não invasiva e permite examinar os processos cognitivos e afetivos do ser humano (Banich; Compto, 2018; Mostafa, 2012). Ademais, este projeto está fundamentado em teóricos da neurociência da leitura (Dehaene, 2012, 2022; Consenza e Guerra, 2011, Wolf, 2019); da neurociência dos afetos e seus processos inconscientes (Mlodinow, 2022; Santos e Freitas, 2021; Bargh, 2020, Mahoney e Almeida, 2014) e da didática da leitura literária na construção de significado da leitura de sujeitos plurilíngues (Cornaire, 1999; Cyr, 1998, Wolf, 2019, Xypas, 2024, 2023, 2015). Desse modo, para iniciar esses estudos constituímos um corpus composto de elementos culturais como paratextuais editoriais (capa, quarta capa) com excertos de romances. Afinal, em que medida os elementos culturais literários são fundamentais para reter a atenção e favorecer um certo engajamento ativo na escolha de textos literários para ler? Os resultados esperados se voltam para uma melhoria significativa, sobre a compreensão dos processos de percepção inconscientes e afetivos desencadeados em uma leitura-escolha, a fim de que possam aplicá-los no campo do ensino em sua vida profissional na formação inicial e/ou continuada.

Coordenação: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas

Financiamento: sem financiamento.

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