Graduada em Letras, especialista em Linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa, com Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Letras, do Centro de Artes e Comunicação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da da UFPE, na área de concentração Linguística e na linha de pesquisa 2- Análises do discurso, com ênfase na Teoria dialógica do discurso. Membro do Grupo de Pesquisa, vinculado ao diretório CNPq, Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção (Inter) Linguísticas (NUCEPI), da Universidade Federal de Pernambuco, link dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5111472480151006; membro do grupo de pesquisa/CNPq GESTO (Grupo de Estudos do Texto), da Universidade Federal de Pernambuco, link dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6005617868860157; e membro do grupo de pesquisa/CNPq Letramentos e Práticas Discursivas (LEPRADIS/2013), da Universidade de Pernambuco, link http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/338050. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Aplicada, Análise dialógica do Discurso, Análise de gêneros, escrita e letramento acadêmico.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1673025156495316
E-mail: sonia.mpereira@ufpe.br
Interesses de pesquisa: Teoria dialógica da linguagem; letramentos acadêmicos; gêneros textuais/discursivos; análise do discurso digital; argumentação no discurso
Linhas de Pesquisa:
- Linguística – Estudos textuais e discursivos de práticas sociais
Grupos de Pesquisa de que participa:
- Líder: RED (Rede de Estudos Dialógicos) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/784827 – https://www.instagram.com/rededeestudosdialogicos?igsh=dWF0NTM2ZHIxZDZq – https://waltonribeiro.wixsite.com/red2
Publicações Recentes:
Projeto de Pesquisa:
Letramentos na Universidade e Ações Afirmativas: percursos interseccionais
(2024 – atual)
O projeto analisa relações interseccionais no desenvolvimento de letramentos acadêmicos por estudantes beneficiários de ações afirmativas, sob recortes de raça, gênero social e classe. Enfoca a inserção na cultura letrada da esfera universitária, em que a intersecção entre raça, gênero e classe pode explicar sob que condições graduandos compreendem e desenvolvem (multi)letramentos para a constituição de sua identidade acadêmica. Situa o problema nas práticas de multi(letramentos) acadêmicos e sua incidência na profissionalização de minorias beneficiárias de ações afirmativas complexificando a questão de déficit de leitura e escrita ao transversalizar raça, classe e gênero na investigação. A hipótese de que “há influência das interseccionalidades de gênero, raça e classe sobre a vivência de práticas letradas acadêmicas pelos estudantes” é verossímil, visto que a interseccionalidade é um dispositivo analítico para se compreender como a articulação dessas categorias estruturam a vida das pessoas, em sociedade, produzindo desigualdades. Para esmiuçar tais questões, a pesquisa consiste em estudo básico, sob enfoque qualitativo ao desenvolver uma etnografia apoiada em dados observáveis, à luz de referencial teórico direcionado a aspectos contextuais, que responderão às indagações levantadas à priori e desenvolvidas no campo de pesquisa.
Coordenação: Sônia Virgínia Martins PereiraFinanciamento: sem financiamento.