Possui graduação em Letras pela UFPE (2000), mestrado (2003) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2011), com estágio de doutorado sanduíche na Université de Lyon 2 – França, e Pós-Doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 (2016). É professora – Adjunto IV -, do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco. É líder do GESTO (UFPE/CNPq) e membro do Protexto (UFC/CNPq). Atualmente coordena o subprojeto “A leitura de linguagens diversas” do PIBID Letras Português UFPE, é editora da Revista Investigações (PPGL/UFPE) e vice-coordenadora do curso Letras Português-Licenciatura (UFPE). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística textual, atuando principalmente nos seguintes temas: referenciação, ponto de vista, heterogeneidade enunciativa e ensino de língua portuguesa.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/7074383097916404
E-mail: suzana.cortez@ufpe.br
Interesses de pesquisa: Categorias da textualidade, ponto de vista, multimodalidade, tecnodiscursividade e ensino de português
Linhas de Pesquisa:
- Linguística – Estudos textuais e discursivos de práticas sociais
- Linguística – Análise de práticas de linguagem no campo da educação em Línguas e Literatura
Grupos de Pesquisa de que participa:
- Líder: Grupo de Estudos do Texto (GESTO) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/619606 – Instagram: @gestoufpe (https://www.instagram.com/gestoufpe)/)
- Colaboradora: Protexto – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1091684505932326 – @grupoprotexto (https://www.instagram.com/grupoprotexto/)
Publicações Recentes:
Projeto de Pesquisa:
Ponto de vista e textualidade: implicações teóricas e práticas para o estudo da argumentatividade em textos
Linhas de pesquisa:
Linguística – Estudos textuais e discursivos de práticas sociais
Linguística – Análise de práticas de linguagem no campo da educação em Línguas e Literatura
(2023 – atual)
Descrição: Inserindo-se no campo da linguística textual, este projeto investiga a construção do ponto de vista em textos de natureza diversa a fim de analisar como esta noção vincula-se a categorias de estudo do texto (Cavalcante et alii, 2020; Cavalcante et al., 2022). Dentre estas categorias, elencamos, especialmente, a referenciação e a intertextualidade. Nesse âmbito, intenta-se ainda demonstrar em que medida o ponto de vista aliado a estas categorias traz à tona aspectos multimodais na construção dos sentidos dos textos e de sua argumentatividade. A compreensão do ponto de vista como forma indireta de argumentação (Rabatel, 1997, 2005, 2008, 2012, 2017), configurada pelo modo como um enunciador apreende um objeto de discurso na relação com outros enunciadores, põe em destaque o caráter dialógico da argumentação e possibilita observar a relação entre enunciadores no texto. Este projeto alia, portanto, o estudo do texto à argumentação, pela abordagem enunciativo-interacional do ponto de vista, contribuindo para lançar luzes sobre.
Coordenação: Suzana Leite CortezFinanciamento: sem financiamento.