Ibi-Wa

Vinculado ao Programa de Extensão Universitária na Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco, no marco do Programa de Ações Estratégicas Transversais (PAET), o projeto “Ibi Wa. Encontros de saberes: territórios, linguagens e direitos afroindígenas” tem como objetivo articular linguagens e saberes produzidos nos Programas de Pós-Graduação em Letras, História e Direito da UFPE, e nos territórios periféricos da sociedade pernambucana, por meio de ações extensionistas voltadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais e à equidade de gênero, além de ações de apoio jurídico a pessoas privadas de liberdade, povos indígenas e comunidades quilombolas, contribuindo, dessa forma, para a redução de assimetrias no acesso à educação, à cidadania e à cultura.

PPGLS Associados

Equipe Executora

Imara Bemfica Mineiro, Evandra Grigoletto, Fabiele Stockmans De Nardi, Fernanda Correa Silveira Galli, Marco Antonio Lima do Bonfim, Ricardo Postal, Rogério Mendes Coelho, Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega, Jayme Benvenuto Lima Junior, Juliana Teixeira Esteves, Luiza Nascimento dos Reis, Robson Pedrosa Costa, José Bento Rosa da Silva, Graziela Fernanda Santos Queiroz, Jefferson Gonçalo do Carmo, Anderson Guimarães, Anny Caroline Silva de Albuquerque, Luana Cristina Cândido, Luiz Henrique, Laeiguea Bezerra de Souza, Odailta Alves, Thiago César da Costa Carneiro, Camilla Montanha de Lima, Aída Carolina Silvestre, João Augusto Maranhão de Queiroz Figueiredo, Pedro de Paula Lopes Almeida e Pedro Spíndola Bezerra Alves.

Oficinas

• Diversidade Linguística

• Cosmovisões

• Letramento Racial

Objetivos

Articular linguagens e saberes produzidos nos Programas de Pós-Graduação em Letras, História e Direito da UFPE, e nos territórios periféricos da sociedade pernambucana, por meio de ações extensionistas voltadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais e à equidade de gênero, além de ações de apoio jurídico a pessoas privadas de liberdade, povos indígenas e comunidades quilombolas, contribuindo, dessa forma, para a redução de assimetrias no acesso à educação, à cidadania e à cultura.

  • Articular os saberes das diferentes áreas do conhecimento envolvidas (Letras, Direito e História) para a promoção de abordagens e metodologias sobre Educação Étnico-Racial e equidade de gênero na Pós-Graduação;
  • Promover a escuta de demandas específicas das comunidades participantes das ações de extensão propostas (Colônias Penais Femininas de Recife e Abreu e Lima, Complexo Prisional do Curado, Unidades do Compaz em Recife, Comunidades Kapinawá e Xukuru, Museu da Abolição, Coletivo Mangaio de Cultura Popular, Cambindas de Triunfo, Escolas Públicas do Estado de Pernambuco e organizações não-governamentais);
  • Desenvolver metodologias, elaborar materiais (didáticos, de divulgação etc.) e construir arquivos, a partir da articulação dos saberes e do levantamento de demandas, previstos nos objetivos anteriores;
  • Incentivar a formação de pós-graduandos e graduandos das áreas de Letras, Direito e História para ações que envolvam a Educação para as Relações Étnico-Raciais, equidade de gênero e direitos humanos, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão;
  • Proporcionar condições para que os sujeitos participantes das ações extensionistas ampliem os saberes acerca de direitos humanos, equidade de gênero e relações étnico-raciais, colaborando para a promoção de outras práticas de resistência.
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