Histórico

Com criação a partir de um curso de Especialização em 1975, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, no segundo semestre de 1976, após o êxito com a Especialização, teve a sua primeira turma de Mestrado, compreendendo as áreas de Linguística e Teoria da Literatura, cursos que foram reconhecidos pela CAPES no ano de 1980. No que diz respeito ao Doutorado, em 1990 foi reconhecido o Doutorado em Linguística e, em 1996, o Doutorado em Teoria da Literatura.

O PPGL da UFPE foi um dos primeiros Programa na área de Letras a ser instalado nas regiões Nordeste e Norte do País. Em seus quase 50 anos de existência, desenvolveu e consolidou uma longa tradição em pesquisa, nas áreas de concentração em que atua. Durante sua trajetória, o Programa vem atraindo discentes de vários Estados, tais como Bahia, Alagoas, Amazonas, Roraima, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Pará, entre outros, além de receber discentes oriundos de outros países. Como resultado do esforço e investimento do Programa em pesquisa e ensino, até dezembro de 2024, foram defendidas 937 dissertações de Mestrado e 382 teses de Doutorado, perfazendo ao todo 1319 trabalhos de conclusão. Muitos(as) dos(as) discentes egressos(as) do Programa encontram-se lecionando em instituições públicas ou privadas de Ensino Superior ou da Educação Básica. A formação de massa crítica, marcada pela diversidade da pesquisa em variadas subáreas da Linguística e dos Estudos Literários (nomenclatura atual da área de concentração), se define como uma contribuição para a área das Letras, legítima e revigora a missão do Programa em âmbito nacional.

Há, em 2024, 37 docentes credenciados(as) no Programa, dos quais 28 são permanentes, 8 são colaboradores(as) e 1 é temporário (categoria exclusiva da Normativa Institucional da UFPE). Do total dos docentes, 15 atuam na área de Estudos Literários e 22 na área da Linguística. Todos participam de, pelo menos, um Grupo de Pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e estão vinculados a, no máximo, duas linhas de pesquisa do programa. Cinco dos docentes são Pesquisadores do CNPq, com bolsa de Produtividade em Pesquisa/CNPq, níveis 1D e 1E. Cada professor tem, pelo menos, um projeto de pesquisa registrado nas Câmaras da Universidade e/ou aprovado por órgãos de fomento.

Estrutura

Com funcionamento no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, o Programa de Pós-Graduação em Letras dispõe de espaços físicos tanto no primeiro, quanto no segundo andar do Centro.

No segundo andar do CAC, há as salas de aula do PPGL, cada uma para uma Área de Concentração do Programa. A Sala 218 é reservada para as disciplinas da área de Linguística e a Sala 2020, para as disciplinas de Estudos Literários. Essas salas, primeiramente, foram reformadas em 2006 e melhoradas em 2007, com a inserção de um Projeto de áudio e vídeo, visando-se a oferecer maior conforto aos(às) alunos(as) e professores(as). Recentemente, com o retorno das atividades presenciais, após a Pandemia, as salas foram pintadas e receberam novos computadores e projetores, e os ares-condicionados passaram por processo de manutenção e requalificação. No primeiro andar do CAC, estão concentradas as outras salas do Programa. Na Sala 198, funciona, atualmente, a Biblioteca do PPGL, a Sala de Leitura César Leal. Na Sala de Leitura, há um extenso acervo bibliográfico de livros e periódicos impressos da grande área de Letras, Linguística e Artes, os quais podem ser emprestados aos(às) discentes do Programa. No entanto, após o retorno da Pandemia, todo o registro que havia desse acervo de, aproximadamente, 2000 títulos foi perdido. Depois de várias tentativas de recuperação, sem sucesso, encaminhou-se, junto ao colegiado do programa, a retirada do referido acervo desta sala, com o deslocamento para a Biblioteca Setorial do Centro de Artes de Comunicação, e o devido registro das obras no Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPE. Com a retirada e o devido registro do acervo, a sala será requalificada para funcionar como um laboratório multiusuário. Os recursos para equipar a sala serão buscados junto à Reitoria da UFPE e também através de solicitação de equipamentos no Edital Pró-Equipamentos da CAPES.

Ainda no mesmo corredor, há a Sala 201. Originalmente com um tamanho menor, entre 2021 e 2022, a Sala foi submetida a uma reforma e ampliação, com o objetivo de ser instalada uma Sala de Videoconferências. Nesta sala, dispomos de uma televisão de 50 polegadas, câmera com captação profissional de áudio e vídeo, um computador da marca Positivo, uma mesa grande, cadeiras de tipo longarina e ares-condicionados, que proporcionam conforto térmico ao ambiente. Desde então, a Sala tem sido utilizada para a realização de Conferências, Eventos, Bancas, Reuniões, entre outras atividades acadêmico-administrativas do PPGL.

No corredor ao lado, funciona a sala da Coordenação e Secretaria do PPGL, a Sala 191. Na Coordenação e Secretaria do PPGL, espaço com cerca de 45m², ficam dispostos mesas com computadores de mesa para os servidores e bolsistas técnicos-administrativos, bem como impressoras, armários, ar-condicionado, telefone fixo, balcão de recepção em formato de L (em que estão algumas das obras do Programa). Em 2022, com o retorno das atividades presenciais, o Programa foi contemplado com o envio de 17 computadores pela Reitoria da UFPE, tendo recebido mais um em 2023 da PROPG (Pró-Reitoria de Pós-Graduação). Trata-se de computadores de mesa da marca Positivo, com acesso a Wi-Fi, entradas HDMI e USB, e CPU compacta. Com essa quantidade de computadores novos recebidos, foi possível atender não só às demandas da Secretaria e Coordenação do Programa, onde ficam cinco desses computadores, como os gabinetes individuais de parte dos docentes do Programa e as salas de aula, que dispõem, cada uma, de um computador permanente para uso, diretamente conectado a um projetor de multimídia.

Além disso, há um espaço destinado ao funcionamento de uma copa, para que docentes, discentes e técnicos possam utilizar, em que constam uma geladeira de pequeno porte, um microondas, uma sanduicheira e um filtro d’água.

Coordenação PPGL

1976 – 1980: César Leal (coord.) e Marígia Viana (vice)

1980 – 1984: Luiz Antônio Marcuschi (coord.) e Judith Chambliss Hoffnagel (vice)

1984 – 1986: Judith Chambliss Hoffnagel (coord.) e Marígia Viana (vice)

1986 – 1991: Marígia Viana (coord.) e Francisco Gomes de Matos (vice)

1992 – 1994: Francisco Gomes de Matos (coord.) e Gilda Maria Lins de Araújo (vice)

1994 – 1996: Gilda Maria Lins de Araújo (coord.) e Nelly Medeiros de Carvalho (vice)

1996 – 2002: Nelly Medeiros de Carvalho (coord.) e Luzilá Gonçalves Ferreira (vice)

2002 – 2004: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha (coord.) e Judith Chambliss Hoffnagel (vice)

2004 – 2006: Alfredo Adolfo Cordiviola (coord.) e Anco Márcio Tenório Vieira (vice)

2006 – 2010: Angela Paiva Dionísio (coord.) e Anco Márcio Tenório Vieira (vice)

2010 – 2012: Evandra Grigoletto (coord.) e Judith Chambliss Hoffnagel (vice)

2012 – 2014: Evandra Grigoletto (coord.) e Fabiele Stockmans De Nardi Sottili (vice)

2014 – 2016: Ricardo Postal (coord.) e Fabiele Stockmans De Nardi Sottili (vice)

2016 – 2019: José Alberto Miranda Poza (coord.) e Stella Virgínia Telles de Araújo Pereira Lima (vice)

2019 – 2021: Vicente Masip Viciano (coord.) e Eduardo César Maia Ferreira Filho (vice)

2021 – 2025: Evandra Grigoletto (coord.) e Fernanda Correa Silveira Galli (vice até outubro de 2024) e Ricardo Rios Barreto Filho (de outubro de 2024 a abril de 2025)

2025 – Atual: Cleber Alves de Ataíde (coord.) e Emanuel Cordeiro da Silva (vice)

Cléber Alves de Ataíde (Coordenador)

Emanuel Cordeiro da Silva (Vice-coordenador)

Jozaías Ferreira dos Santos (Secretário)

Adriel Filipe Cesário Pergentino da Silva (Técnico-Administrativo)

Amanda Vitória Santos da Silva

Grazielly Silva de Santana

Othávio Alexandre da Silva Barbosa do Nascimento

Paulo Antônio Almeida Machado

Yasmim Stéfany Francisco de Oliveira

Estudos sincrônicos e históricos dos níveis fonológico, morfológico, sintático, lexical e textual de línguas naturais em diferentes perspectivas teóricas, com ênfase no português do Brasil e nas línguas indígenas. Estudos sobre variação, tipologia e contato linguístico.

Docentes: Anderson Almeida da Silva; Cláudia Roberta Tavares Silva; Cléber Alves de Ataíde; David Pessoa de Lira; Emanuel Cordeiro da Silva; Marcelo Amorim Sibaldo; Maria Medianeira de Souza; Maria Luisa de Andrade Freitas; Leônidas José da Silva Junior.

Investigações de práticas sociais que analisem a produção e a circulação de textos e discursos, os processos de textualização e de interação. A linha abriga pesquisas em linguística textual, análises do discurso, gêneros textuais/discursivos, funcionalismo, interação verbal, semântica, pragmática e linguística da enunciação.

Docentes: Antônio Carlos dos Santos Xavier; Evandra Grigoletto; Fabiele Stockmans De Nardi; Fernanda Correa Silveira Galli; Iran Ferreira de Melo; José Herbertt Neves Florencio; Maria Medianeira de Souza; Marco Antonio Lima do Bonfim; Ricardo Rios Barreto Filho; Sônia Virginia Martins Pereira; Suzana Leite Cortez; Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes; Louis Guillaume Theodore Bueno Santos Martins.

Nesta linha, são desenvolvidas investigações, em diferentes perspectivas teóricas, relacionadas à: formação de professores; análise/elaboração de material didático; educação em línguas e educação literária em contextos educativos; aplicações das tecnologias digitais de comunicação; hipertexto, múltiplos letramentos e multimodalidade.

Docentes: Antônio Carlos dos Santos Xavier; Clécio dos Santos Bunzen Júnior; Fabiele Stockmans De Nardi; Iran Ferreira de Melo; José Herbertt Neves Florêncio; Rosiane Maria Soares da Silva; Suzana Leite Cortez; Thaís Ludmila da Silva Ranieri; ayana Dias de Menezes.

Estudo das articulações entre conteúdos e formas de expressão na criação literária; teorias e práxis das críticas literárias; processos de circulação e recepção da obra literária; mímesis, sociedade, representação e teorias do ficcional; filosofia, estética e discurso literário; organização e análise de acervos documentais e literários, edição crítica de textos.

Docentes: Anco Márcio Tenório Vieira; Alfredo Adolfo Cordiviola; Fábio Cavalcante de Andrade; Jonas Jefferson de Souza Leite; Lourival de Holanda Barros; Tiago Hermano Breunig; André de Sena Wanderley.

Estudo comparativo de textos literários com o objetivo de problematizar semelhanças e diferenças entre autores, estilos, épocas e movimentos literários. Teoria e crítica do Imaginário. Relações entre literatura, semioses e outros campos do saber. Literatura e Intermidialidade. Teorias da tradução e da adaptação de obras literárias.

Docentes: Brenda Carlos de Andrade; Darío Gómez Sánchez; Ermelinda Maria Araújo Ferreira; Imara Bemfica Mineiro; Jonas Jefferson de Souza Leite; Juan Pablo Martín Rodrigues; Oussama Naouar; Ricardo Postal; Roland Walter; Rogério Mendes Coelho; Tiago Hermano Breunig; Yuri Jivago Amorim Caribé.

Análises teórico-críticas da cultura enquanto negociação discursiva de práticas, formas e relações de poder locais e globais em textos literários. Representações da memória pela literatura. Deslocamentos culturais e seus reflexos e embates nas literaturas (trans)nacionais. Formação das identidades e das diversas localizações do sujeito. Epistemologias e saberes ancestrais em suas materializações narrativas e poéticas.

Docentes: Alfredo Adolfo Cordiviola; Brenda Carlos de Andrade; Imara Bemfica Mineiro; Juan Pablo Martín Rodrigues; Oussama Naouar; Ricardo Postal; Rogério Mendes Coelho; Roland Walter; Yuri Jivago Amorim Caribé; Rafaella Cristina Alves Teotônio.

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: www.instagram.com/derivaufpe

Líder: Fábio Cavalcante de Andrade

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: hermaikos@gmail.com 

Líder: David Pessoa de Lira

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: https://ecoloniais.wixsite.com/ufpe

Líder: Alfredo Adolfo Cordiviola

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: www.instagram.com/gealcs

Líder: Anderson Almeida da Silva

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: @gestoufpe

Líder: Suzana Leite Cortez

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: 

Líderes: José Herbertt Neves Florêncio e Ricardo Rios Barreto Filho

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: 

Líder: Brenda Carlos de Andrade

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: www.instagram.com/getegra

Líder: Marcelo Amorim Sibaldo

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: rosiane.mariasilva@ufpe.br

Líder: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: www.instagram.com/ledoc.pe

Líder: Cléber Alves de Ataíde

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: oussama.naouar@ufpe.br

Líder: Oussama Naouar

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: www.instagram.com/leafro.ufpe

Líder: Marco Antônio Lima do Bonfim

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: 

Líderes: Oussama Naouar e Roland Gerhard Mike Walter

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: https://nehte.com.br/

Líder: Antônio Carlos dos Santos Xavier

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: www.instagram.com/neliufpe

Líder: Ermelinda Maria Araújo Ferreira

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: neplev@gmail.com / @neplev.ufpe (www.instagram.com/neplev.ufpe)

Líderes: Evandra Grigoletto e Fabiele Stockmans De Nardi Sottili

Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais (NuQueer)

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: www.instagram.com/nuqueerufrpe

Líder: Iran Ferreira de Melo

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: @outras_literaturas_hispanicas

Líder: Rogério Mendes Coelho

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contatos:
Instagram
Site

Líder: Sônia Virgínia Martins Pereira

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: www.instagram.com/sutraufpe

Líderes: Ricardo Postal e Imara Bemfica Mineiro

Link para o diretório do CNPq: Clique aqui

Contato: 

Líder: Juan Pablo Martín Rodrigues

Consulte aqui as ementas das disciplinas de Linguística

Consulte aqui as ementas das disciplinas de Estudos Literários

Clique aqui

Clique aqui

A UFPE, por meio de sua Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPG), a partir de 2021, tem respaldado seus processos de (re)credenciamento de docentes na Pós-Graduação por meio de uma Instrução Normativa, que estabelece diretrizes para as ações de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Pernambuco. Assim, todos os processos de (re)credenciamento do PPGL ocorrem respondendo às exigências mínimas dessa Normativa.

O processo de credenciamento de novos docentes permanentes no Programa ocorre, desde 2021, a partir de edital específico para tal fim, aprovado em colegiado e amplamente divulgado, conforme diretrizes que estão no Art. 15 do Regimento Interno do Programa e na Instrução Normativa 01/2023, da PROPG-UFPE. As exigências mínimas constam no edital, e podem variar de acordo com as orientações da área de Linguística e Literatura da CAPES, previstas para cada quadrienal. Todas as candidaturas são avaliadas por uma comissão, respeitando-se a composição prevista em edital e a aprovação pelo colegiado do programa. Após análise das candidaturas pela comissão, os resultados são apresentados e homologados em colegiado. Após aprovação em colegiado, a coordenação encaminhará os nomes para análise da PROPG e, por fim, os nomes dos novos docentes são chancelados pela CPPG – Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. Normalmente, o edital é publicado no início de cada quadrienal, tendo a possibilidade de publicação de novo edital no meio do quadriênio, a depender da necessidade das linhas de pesquisa de credenciamento de novos docentes. Em casos excepcionais, e devidamente justificados, podem ser credenciados docentes fora da demanda do edital, desde que aprovado e amplamente discutido em colegiado.

Consulte aqui os últimos editais de credenciamento de novos docentes:

2021  2023  2025

Já, para o recredenciamento, consideram-se os seguinte pré-requisitos:

i. integrar grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; 

ii. ter produção científica, envolvendo preferencialmente discentes do programa, a partir de projetos de pesquisa vinculados à(s) linha(s) de pesquisa e áreas de concentração do programa. A produção no biênio deve totalizar, no mínimo, 300 (trezentos) pontos no indicador 1, sendo obrigatória, pelo menos, a publicação de 1 (um) artigo publicado, ou aceito para publicação, nos extratos A1, A2, A3 ou A4 do Qualis da área de Letras e Linguística da CAPES. Caso o docente não atinja a obrigatoriedade de publicação nos extratos A1, A2, A3 ou A4, a pontuação mínima deverá ser de 400 (quatrocentos) pontos;

iii. apresentar um mínimo de 10 (dez) produtos no indicador 2, sendo 3 (três) tipos diferentes;

iv. ter orientação concluída ou em andamento de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, PIBID, Residência Pedagógica, PET; 

v. possuir projeto de pesquisa registrado na UFPE e/ou IES de origem e/ou coordenar ou participar da equipe de execução de projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento (FACEPE, CAPES, CNPq, PROPG/PROPESQI, ou agências similares); 

vi. ter 3 (três) orientações (de mestrado e/ou doutorado) concluídas ou em andamento no período; 

vii. ministrar, no mínimo, uma disciplina de 60h por ano, exceto leituras dirigidas.

Tais exigências foram discutidas pelo colegiado do programa e estão explicitadas na Normativa Interna 01/2023, aprovada antes do último processo de recredenciamento docente, ocorrido em 2023. De acordo com a exigência da Instrução Normativa Institucional, o processo de recredenciamento dos docentes deve ocorrer a cada dois anos, sendo que a Normativa Interna é rediscutida a cada processo, de acordo com os critérios que pautarão a próxima avaliação quadrienal da CAPES.

Processo de Seleção e Admissão
Processo de Seleção e Admissão

Docentes

Veja aqui a lista de docentes que compõe o nosso programa de pós graduação

Comissões

Prof. Cléber Alves de Ataíde (Presidente e Coordenador do Programa)

Fabiele Stockmans De Nardi Sotilli (Representante Docente de Linguística)

Yuri Jivago Amorim Caribé (Representante Docente de Estudos Literários)

Carlos Eduardo de Freitas Barbosa (Representante Discente de Linguística)

Francis Willams Brito da Conceição (Representante Discente de Estudos Literários)

Consulte aqui Normativa Interna de Bolsas

Consulte aqui a lista de bolsistas do Programa

Thiago César da Costa Carneiro (Presidente e Representante Discente de Linguística)

Imara Bemfica Mineiro (Vice-presidenta e Representante Docente de Estudos Literários)

Adriel Filipe Cesario Pergentino da Silva (Representante Técnico-Administrativo)

André Cavalcante (Representante Egresso)

Camila da Silva Lucena (Representante Egressa)

Dirce Jaeger (Representante da Comunidade)

Francis Willams Brito da Conceição (Representante Discente de Estudos Literários)

Isabella Giordano Bezerra (Representante Discente de Estudos Literários)

Jonas Jefferson de Souza Leite (Representante Docente de Estudos Literários)

Marcelo Amorim Sibaldo (Representante Docente de Linguística)

Ricardo Rios Barreto Filho (Representante Docente de Linguística)

Rogério de Oliveira Junior (Representante Discente de Linguística)

Miriam (Representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação)

Consulte aqui a Normativa Interna da Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Conheça aqui os principais resultados da autoavaliação

Conheça aqui o relatório da Comissão

Consulte aqui o planejamento estratégico 2021-2024

Prof. Cléber Alves de Ataíde (Presidente e Coordenador do Programa)

Prof. Yuri Jivago Amorim Caribé (Membro indicado pelo Colegiado)

Thiago César da Costa Carneiro (Presidente da Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico)

Adriel Filipe Cesario Pergentino da Silva (Representante Técnico-Administrativo)

Conheça aqui a Instrução Normativa que regulamenta o uso do PROAP na UFPE

Consulte aqui como solicitar recursos do PROAP

plugins premium WordPress