Hermeneia - Estudos Herméticos

Líderes : David Pessoa de Lira, Andressa Furlan Ferreira

Grupo de pesquisa interdisciplinar que se dedica ao estudo da literatura hermética greco-latina (séculos III a.C. - V d.C.) e seus desdobramentos e ressignificações na Idade Média (séculos V - XIV) e na Idade Moderna (séculos XV - XIX). As pesquisas contemplam abordagens das áreas de Letras, Filosofia, História, Psicologia e Ciências das Religiões, e têm como objetivo promover análises acadêmicas de produções textuais e iconográficas relacionadas ao hermetismo.

Objetiva estudar a Literatura Hermética Grega e Latina (de conteúdo filosófico) bem como os PapyriGraecaeMagicae (de conteúdo alquímico, iatromatemático e botânico), do período helenístico e sob dominação romana, do séc. I a.E.C. a IV E.C., através das análises filológicas, texto-literárias e sociolinguísticas (bilinguismo e multilinguismo). Ademais, objetiva-se estudar as implicações dessa Literatura no pensamento e na produção icônico-literária medieval e renascentista.

Núcleo de Pesquisa em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola

Líderes José Alberto Miranda Poza (líder) / Vicente Masip Viciano (vice-líder)

É evidente o interesse despertado pelo estudo da língua espanhola nestes últimos anos no Brasil. A divulgação da língua espanhola no Brasil faz necessário formar professores e especialistas que possam atender essa demanda é necessário implementar o aprofundamento em determinados aspectos que são abordados de modo apenas introdutório nas disciplinas da graduação. É de primordial importância, portanto, criar núcleos de pesquisa interdisciplinares língua espanhola - língua vernácula, com especial atenção às inter-relações entre as estruturas das línguas portuguesa e espanhola, objetivo dos membros do grupo de pesquisa. As interfaces língua-cultura-literatura são abordadas especialmente no percurso das investigações. Perspectiva pancrônica: síntese de sincronia e diacronia PROJETO DE PESQUISA LINGUÍSTICA VELHAS E NOVAS CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA NO ENSINO DE E/LE: DESCRIÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, COMPARAÇÃO, HISTÓRIA [UFPE / PRO: 23076.007811/2018-91] PROJETO DE PESQUISA LITERATURA HISTÓRIA, SOCIEDADE E IDEOLOGIA NA LITERATURA ESPANHOLA ATRAVÉS DOS TEXTOS [UFPE/PRO: 23076.007812/2018-35]

NEPLEV - Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual

Líderes : Evandra Grigoletto e Fabiele Stockmans de Nardi

O Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual caracteriza-se como um grupo multidisciplinar, com pesquisadores de diferentes IES e com titulação diversificada. O interesse comum dos pesquisadores do grupo são as práticas discursivas em suas diferentes manifestações, com especial atenção àquelas emergentes do espaço virtual. Em maio de 2012, realizou seu primeiro evento, o I SEPLEV - Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual - com a temática Identidade e espaço virtual: múltiplos olhares. Em novembro de 2014, realizou o II SEPLEV, discutindo a temática Memória, história, arquivo: fronteiras e intersecções. Em outubro de 2016, realizou, na UFAL, o III SEPLEV, cujo tema foi Imaginário, sujeito, representações. Os resultados desses eventos estão reunidos em diferentes publicações: e-books e anais eletrônicos. Com apoio do edital Universal do CNPQ, desenvolveu o projeto de pesquisa "Identificação, memória e atualidade nos modos de constituição do herói" (2013-2016), cuja equipe contou com cinco pesquisadores do grupo. Em novembro de 2018, realizou, na UFF, o IV SEPLEV, com o tema Discursos de resistência: literatura, cultura, política. Atualmente, com o auxílio de Chamada Universal da CNPq, desenvolve o projeto Discurso político e políticas públicas a partir do acontecimento do impeachment: análise dos discursos sobre ciência, educação e cultura.

Estudos coloniais latino-americanos

Líder : Alfredo Adolfo Cordiviola

O grupo de pesquisa "Estudos coloniais latino-americanos" surge em 2004, e vem a institucionalizar as investigações desenvolvidas nessa área no Departamento de Letras da UFPE desde 2000. Os integrantes do grupo participam ativamente em eventos regionais, nacionais e internacionais, fortalecendo o vínculo com pesquisadores que se ocupam da esfera colonial ibero-americana e com instituições nacionais e estrangeiras de referência na área. Os trabalhos do grupo se inserem nas linhas de pesquisa "Estudos comparados em literatura" e "Literatura e Estudos Culturais" do Programa de Pós-graduação em Letras, e atendem à demanda dos alunos da Licenciatura em Língua espanhola e dos mestrandos e doutorandos do Programa. Quase quarenta alunos de Iniciação Científica, e duas dezenas de mestrandos e doutorandos formaram parte do grupo até o momento.

Núcleo de Pesquisa em Literatura Brasileira

Líderes : Anco Márcio e Eduardo França

O Núcleo de Pesquisa em Literatura Brasileira tem como objetivo problematizar as diversas possibilidades de compreender, organizar e conceituar a literatura brasileira, a partir de suas manifestações formais, temáticas, críticas, teóricas, culturais e ideológicas. O Grupo foi formado e certificado em 2017, sendo constituído por dois pesquisadores professores-doutores — Eduardo Melo França (líder do grupo) e Anco Márcio Tenório Vieira — e três estudantes de Graduação do curso de Letras da UFPE: Ezequias José dos Santos, Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos e Richard Matheus Matias de Andrade. A área predominante é Linguística, Letras e Artes.

Linguagem, Sociedade, Saúde e Trabalho

Líder : Maria Cristina Hennes Sampaio

Os estudos e pesquisas deste grupo foram iniciados em 2002 através de uma ação conjunta entre os departamentos de Letras e de Terapia Ocupacional da UFPE e, desde 2013, integra mais dois cursos: Fonoaudiologia e Teatro. Mantém relações externas com os grupos de pesquisas: Linguagem, Identidade e Memória (PUC-SP) e Grupo de Estudos Bakhtinianos (ANPOLL), Pesquisas em Informática (USP-SP), Rede Internacional Ergologia, Trabalho e Desenvolvimento (França, Portugal, Brasil, África), além de desenvolver pesquisas e orientar dissertações e teses que se articulam em torno da Análise Dialógica do Discurso, da Filosofia da Linguagem e da Ergolinguística, a fim de compreender as práticas linguageiras em diferentes domínios: educacional, de saúde, relações sociais e de trabalho. Ainda, presta assessoria a entidades públicas.

SUTRA - Subalternidades, Transculturalidade e Perspectivas Decoloniais

Líder : Ricardo Postal

O Grupo formou-se a partir do Grupo anterior intitulado Percepção e Representação Intercultural, que foi encerrado. Seus membros tem pesquisado temas ligados aos deslocamentos populacionais e os reflexos desses fluxos na literatura e na cultura. Também são interesses os processos decoloniais, a afirmação de culturas perifericizadas através de sua literatura, bem como os mecanismos de combate cultural e literário instituídos pelos feminismos, movimentos LGBT+, indígena e negro contra o pensamento hegemônico. O grupo de pesquisa está relacionado à Linha de Pesquisa de Estudos Culturais e Pós-Coloniais do PPGL-UFPE. Seus membros fazem parte de GTs da ANPOLL, a exemplo do GT Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais, com o qual vem articulando colaborações. Os pesquisadores e estudantes da sede tem se reunem semanalmente num grupo de estudos para discutir textos teóricos que prepararão um evento para 2020.

GREAT - Grupo de Estudos de Tradução e Adaptação

Líder : Yuri Caribé

Este grupo, criado na USP, pretende reunir as pesquisas mais atuais sobre adaptação e tradução, e nos níveis desde iniciação científica até pesquisas de pós-doutoramento. Busca-se estudar as diversas tradições sobre tradução e adaptação, sob diversas perspectivas teóricas e reunir as pesquisas mais atuais sobre adaptação e tradução, e as produções, sendo veiculadas em artigos, periódicos, capítulos, coletâneas e livros. O grupo já produziu um livro acerca do tema da Adaptação com apoio da CAPES e promove o evento bianual JOTA, Jornada de Tradução e Adaptação.

NEC - Núcleo de Estudos Canadenses

Líder : Yuri Caribé

Este grupo, sediado na UFPE, tem como proposta aprofundar-se na pesquisa relacionada a literatura canadense recente, à luz de conceitos interculturalistas para cotejá-la com as literaturas pan-americanas. Também considera possíveis ultrapassagens dialéticas do Mesmo e do Outro, ou seja, alcançar a perspectiva da inter/transculturalidade na posição ética do leitor conscientizado das realidades canadenses, norte-centro-sul americanas, assim como de seus ancestrais europeus. Por fim, pretende problematizar a literatura comparada pelo investimento das noções de mundialização e hibridação cultural e de personalidades policulturais.

CEO - Centro de Estudos da Oralidade

Líder : Yuri Caribé

O Centro de Estudos da Oralidade, formado na PUC/SP, abriga pesquisas e atuações relacionadas à cultura, memória, imaginário e poéticas do oral, agregando pesquisadores e estudiosos de diversas áreas, tendo como objetivo a discussão e interação crítica das várias pesquisas. A produção do Centro tem se empenhado na formação de pesquisadores, cuidando ainda da organização de Colóquios, participações em Congressos internacionais, elaboração de material de pesquisa reunido em publicações e seminários. O Centro conta também com um acervo memorial mediatizado, a partir dos repertórios coligidos de pesquisas e depoimentos de artistas e pesquisadores. Esses trabalhos têm tido ampla repercussão nacional e internacional em outros Centros de Pesquisa e na mídia, o que vem consubstanciar sua importância. Nos últimos anos, consolidaram-se inúmeras parcerias com pesquisadores e centros nacionais e internacionais.

Grupo de Estudos em Práticas de Linguagem Latino-Americanas

Líder : Brenda Carlos

As atividades do grupo surgiram em duas vertentes, de um lado o projeto de pesquisa na área de Literatura Colonial Hispano-americana (Mapeando visões, configurando espaços: visões da América Hispânica Colonial), em funcionamento desde 2014 e pelo qual já passaram 6 alunos bolsistas PIBIC (UFRPE e FACEPE) e, por outro, as atividades de tradução e debates surgidas a partir do contato com o grupo El istmo centroamericano: repensando los centros, iniciado na UFPE e GT integrante da CLACSO (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales). Dessa segunda atividade, derivam algumas traduções (artigos publicados na revista Ciência e Trópico - Fundaj, 2104 - e atualmente a tradução do livro Terquedad del Izote, de Carlos Consalvi - em andamento -, além de alguns eventos de debates na UFRPE. O grupo passa a atuar, então, desde o ano passado, confluindo essas duas atuações e, a partir desse ano, com a presença dos pesquisadores da UFPE, que passam a integrar o grupo.

Estudos coloniais latino-americanos

Colaboradora : Brenda Carlos

O grupo de pesquisa "Estudos coloniais latino-americanos" surge em 2004, e vem a institucionalizar as investigações desenvolvidas nessa área no Departamento de Letras da UFPE desde 2000. Os integrantes do grupo participam ativamente em eventos regionais, nacionais e internacionais, fortalecendo o vínculo com pesquisadores que se ocupam da esfera colonial ibero-americana e com instituições nacionais e estrangeiras de referência na área. Os trabalhos do grupo se inserem nas linhas de pesquisa "Estudos comparados em literatura" e "Literatura e Estudos Culturais" do Programa de Pós- graduação em Letras, e atendem à demanda dos alunos da Licenciatura em Língua espanhola e dos mestrandos e doutorandos do Programa. Quase quarenta alunos de Iniciação Científica, e duas dezenas de mestrandos e doutorandos formaram parte do grupo até o momento.

Literatura e Utopia

Colaboradora : Brenda Carlos

O grupo vem desenvolvendo projetos de pesquisa em vários níveis (TCC, PIBIC, mestrado, doutorado e pós-doc), e as/os integrantes têm produzido e apresentado trabalhos em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Possui ligações com as seguintes associações nacionais e internacionais: Anpoll, Abralic, Abrapui, Society for Utopian Studies (Portugal), Centro Interdipartimentale di Reserca Sull'Utopia (Itália), Ralahine Centre for Utopian Studies (Irlanda). As produções do grupo, veiculadas em artigos, periódicos, capítulos, coletâneas e livros, convergem para o objetivo central unindo os projetos, concluídos e em andamento: estudar várias tradições, gêneros, textos e/ou experiências artísticas e comunitárias, sob a perspectiva dos estudos culturais, centrada nos estudos críticos da utopia, enfocando as interrelações entre literatura, cultura, sociedade.

Estudos da Língua em Uso - ELU ( UFRPE )

Líder : Maria Medianeira

Espera-se que as pesquisas realizadas no âmbito do Grupo dos Estudos da Língua em Uso (ELU) possam contribuir e ampliar o conhecimento sobre a gramática de usos do português, da variação e mudança linguística, da história do língua e dos textos.

Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto – GPET ( UERN )

Líder : Maria Medianeira

O GPET congrega pesquisadores que investigam as práticas de produção e ensino de texto em contextos diversos de uso. Caracteriza-se por apresentar: (i) diferentes perspectivas teóricas de texto e discurso que comungam, entre si, do pressuposto de que a linguagem é constitutivamente dialógica; e (ii) diferentes estudiosos que investigam, conjuntamente, os processos de produção e ensino de texto, interessando-se, em especial, pelos processos de argumentação e de funcionalidade do texto. É formado por pesquisadores, colaboradores, técnicos e estudantes da UERN e de outras IES nacionais e estrangeiras. Mantém uma vinculação direta com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ofertados na UERN, em Pau dos Ferros: Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Programa de Mestrado Profissional em Letras, em rede nacional (PROFLETRAS), e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Vincula-se aos Departamentos de Letras Estrangeiras (DLE) e Vernáculas (DLV) do Campus da UERN em Pau dos Ferros.

Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL) - ( UFSM )

Líder : Maria Medianeira

O trabalho do grupo tem repercussão nacional e internacional. A repercussão nacional dá-se na medida que os participantes são de todas as regiões do país e encontram-se reunidos por um interesse comum: descrever a língua portuguesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional e, se necessário, compará-la com outras línguas. A repercussão internacional dar-se-á em dois âmbitos: na América Latina, uma vez que os membros do projeto pertencem à Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL) e mantêm interlocução com pesquisadores dos países das Américas. O segundo âmbito internacional diz respeito à ligação que os membros do Projeto têm com a Polithecnic University de Hong Kong, na pessoa do pesquisador Christian Matthiessen, fundador do projeto anterior que unia os membros deste que se está propondo.

Grupo de Estudos do Texto - GESTO

Líder : Suzana Cortez

O GESTO iniciou-se em 2018 como um grupo de estudos do texto, visando à formação de estudantes de graduação em Letras. O foco voltava-se exclusivamente para a discussão de noções teóricas no campo da Linguística Textual e sua aplicação ao ensino, tendo por base os trabalhos de Luiz Antônio Marcuschi e Ingedore Villaça Koch. Atualmente, o grupo encontra-se em plena expansão, tendo como foco o estudo do objeto texto e ampliando o diálogo teórico e seus recursos humanos. Conta com pesquisadoras do Departamento de Letras e da Pós-Graduação em Letras da UFPE e estudantes de graduação e pós-graduação. De caráter interdisciplinar, o GESTO desenvolve pesquisas de cunho teórico e aplicado sobre o texto que enfocam diversos aspectos deste objeto - contexto, cognição, coerência-coesão, argumentação, subjetividade, referenciação, intertextualidade, tópico discursivo, trans/multimodalidade, ponto de vista, heterogeneidade enunciativa, etc. - a partir das abordagens textual, enunciativa e discursiva. Linhas de pesquisa: Texto e Ensino, Texto e Discurso, Texto e Enunciação.

Clique aqui para acessar o link CNPq

ggesto.ufpe@gmail.com

@gestoufpe

MULHER, LITERATURA E SOCIEDADE

Líder : Karine Rocha

Criado e certificado pelo CNPQ em 2014, o Núcleo de Pesquisa Mulher, Literatura e Sociedade tem por objetivo promover os estudos de autoria feminina, em especial da América Latina, seja através do resgate quanto da produção de mulheres contemporâneas. O grupo é formado por docentes pesquisadores de várias instituições de ensino superior do país e sua líder é membro do GT da ANPOLL A mulher na Literatura. Além disto, o Núcleo de Pesquisa tem sido caminho de entrada para pesquisa de estudantes no PIBIC, continuando este trabalho no mestrado e doutorado.