Coordenação

Coordenadora

Profª. Drª. Evandra Grigoletto

Vice-coordenadora

Profª. Drª. Fernanda Correa Silveira Galli

Secretário

Jozaías Ferreira dos Santos

Administrativo

Adriel Filipe Cesário Pergentino da Silva

Credenciamento de Docentes

O processo de credenciamento de professor no Programa ocorre mediante submissão de solicitação por parte do interessado, estabelecida, a partir de 2017 por interstícios de dois anos. Na solicitação deve constar: indicação de produção dos últimos quatro anos, que seja compatível com a recomendação constante do Documento de Área da CAPES (no caso, 20 produtos, sendo, no mínimo, 02 artigos publicados em Periódicos indexados dentro da qualificação B2 e 02 capítulos de livro; carta de intenção, com menção à área de especialidade do pleiteante; indicação da(s) linha(s) de pesquisa e das disciplinas que poderá ministrar; projeto de pesquisa aprovado pelas Câmeras de Pesquisa da Universidade ou por Órgão de Fomento à Pesquisa, adequado à linha de interesse, assim como indicação de disponibilidade para a orientação de alunos. A submissão é avaliada por dois docentes do quadro que emitem um parecer a ser submetido à aprovação do Colegiado do Programa. Na avaliação, além do atendimento aos critérios acima destacados, são ponderados o equilíbrio entre as linhas, em termos do número de integrantes por linha, e o perfil acadêmico do solicitante. O recredenciamento e descredenciamento dos professores no Programa ocorre a cada dois anos, quando é observado o cumprimento ou não da expectativa de produção quadrienal distribuída pelos quatro anos do interstício.

Estrutura

A Pós-Graduação em Letras dispõe de duas salas de aula no 2º andar do Centro de Artes e Comunicação. Essas salas foram reformadas em 2006 e melhoradas em 2007 com Projeto de Áudio e Vídeo, visando-se oferecer maior conforto aos alunos e professores.

Em 2008, fizemos manutenção das salas com renovação de pintura e revisão do sistema áudio-visual. Ainda a partir de 2009.1, contamos com mais uma sala de aula funcionando no espaço adjacente ao Laboratório de Informática da Pós em Letras.

A coordenação e a secretaria do Programa funcionam no mesmo espaço, divididas internamente, com área total de 45 metros quadrados. Esses espaços passaram por uma reforma completa em 2007, desde reestruturação física, troca de mobiliário e equipamentos de informática.

Ainda em 2008, mais melhorias foram feitas com a troca das divisórias internas, requalificação mobiliária, renovação dos equipamentos de informática, entre outras. Essas melhorias foram realizadas com a assessoria de uma profissional, Designer de Interiores, que também prestou assistência nas reformas da Sala de Leitura e do Laboratório.

No espaço da coordenação, há duas estações de trabalho com mesas integradas, dois computadores com telas de 17 polegadas e tecnologia LCD, uma impressora jato de tinta, dois armários embutidos, um armário de segurança, um aparelho de ar-condicionado split, uma máquina de reprografia e um ramal telefônico.

No espaço da secretaria, há um balcão de recepção em formato L, em vidro e madeira, com armários embutidos e espaço para exposição das publicações do programa. Há, também, 04 estações de trabalho, 04 computadores com monitores LCD, 02 ramais telefônicos com 04 extensões sem-fio, 02 impressoras laser, 01 impressora/fax multifuncinal, 01 impressora/scanner multifuncional, 01 impressora laser color, 6 armários tipo baú, 03 armários embutidos, 02 armários de parede, 05 arquivos em aço, 02 notebooks e 01 datashow. Além disso, foi criada uma pequena copa para socialização de funcionários, docentes e discentes. Nesse espaço, encontram-se 02 (dois) armários, 01 refrigerador, 01 bebedouro, 01 forno microondas, 01 cafeteira e 01 máquina de café expresso. Esses recursos de convivência também são usados nas ações de extensão, como congressos e minicursos, promovidas pelo PPGL.

O laboratório de informática conta atualmente com 06 computadores, um aparelho televisor tecnologia LCD com 42 polegadas e sala de estudos anexa.

Histórico

A Pós-Graduação em Letras da UFPE teve seu nascedouro no ano de 1975, através da criação de um curso de Especialização. A experiência bem sucedida resultou na formação, no segundo semestre do ano seguinte (1976), de dois cursos de Mestrado, um na área da Linguística e outro da Teoria da Literatura, os quais foram reconhecidos pela CAPES no ano de 1980. Os cursos de Doutorado em Linguística e Literatura, por sua vez, foram iniciados, respectivamente, em 1990 e 1996.

A Pós-Graduação em Letras da UFPE foi o primeiro Programa a ser instalado entre as regiões Nordeste e Norte do País. Em seus mais de 40 anos de existência, desenvolveu e consolidou uma longa tradição em pesquisa, em ambas as áreas nas quais atua. Durante sua trajetória, o Programa vem atraindo alunos de vários Estados, tais como Bahia, Alagoas, Amazonas, Roraima, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Pará, entre outros. Como resultado do esforço e investimento do Programa em pesquisa e ensino até dezembro de 2018 foram defendidas 750 dissertações de mestrado e 267 teses de doutorado, perfazendo ao todo 1017 trabalhos de conclusão. Muitos dos alunos egressos do Programa encontram-se lecionando em instituições públicas ou privadas de ensino superior ou da educação básica e fundamental. A formação de massa critica, marcada pela diversidade da pesquisa em variadas subáreas da Linguística e da Literatura, se define como uma contribuição para a área das Letras e legitima e revigora a missão do Programa em âmbito nacional.

Na Pós-Graduação em Letras, há Núcleos e Grupos de Pesquisa em funcionamento, sendo 18 (dezoito) vinculados às Linhas de Pesquisa da área da Linguística e 19 (dezenove) ligados às Linhas da área da Teoria da Literatura. Os Núcleos de Pesquisa refletem e estão na base da constituição das oito Linhas de Pesquisa existentes no Programa, as quais se distribuem da seguinte forma: quatro linhas na área da Linguística (Descrição e análise estrutural e histórica de línguas, Análises do Discurso, Estudos textuais-discursivos de práticas sociais, Análise de práticas de linguagem no campo do ensino) e quatro linhas na área da Teoria da Literatura (Literatura, sociedade e memória, Literatura e Intersemiose, Literatura e Estudos Culturais/Pós-Coloniais, Literatura comparada).

Há, em 2019, 33 docentes credenciados no Programa, dos quais 28 são permanentes. Do total dos docentes, 15 atuam na área de Literatura e 17 na área da Linguística (1 professor atua nas duas áreas de concentração). Todos pertencem a pelo menos um Núcleo de Pesquisa e a uma das Linhas acima elencadas. Quatro dos docentes são Pesquisadores do CNPQ, com bolsa de Produtividade em Pesquisa/CNPq, níveis 1D e 2. Cada professor tem pelo menos um projeto de pesquisa registrado nas Câmaras da Universidade e/ou aprovado por órgãos de fomento.